Web Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Logo Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Web Development

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

White Labeling

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

VIEW ALL SERVICES 

0

Discussion – 

0

Muito Mais Importante Que o Seu Contrato

Quando um cliente se matricula na sua academia, ele assina um contrato, certo? Esse contrato varia de academia para academia, mas basicamente estabelece 3 coisas:

  • Nós vamos cobrar de você X reais por mês durante esse período de tempo
  • Nós vamos manter a academia aberta
  • Sempre haverá professores para te orientar nas atividades.

O acordo que realmente importa

O que você precisa entender é que existe outro tipo de acordo que para o cliente é muito mais importante do que esse. É um acordo que, por exemplo, se ele chega na academia e os equipamentos ou o vestiário não estão limpos como ele esperava, a sua recepcionista não o cumprimenta quando ele chega, o professor não sabe qual é o nome dele, etc., vai se formando uma percepção nada boa. São coisas que estão na cabeça de cada um dos seus clientes. Isso é o que chamamos de Acordo Implícito do Nível do Serviço (AINS). Ele é implícito, ele não está escrito em lugar algum, mas está na cabeça de cada um dos clientes e, para piorar a sua situação, para cada cliente essas regras são diferentes.

Cada cliente tem um AINS em si mesmo, avaliar sua academia, se está limpa o suficiente de acordo com a expectativa daquele cliente, se os processos dele treinar são simples ou complicados, o quão simpático o seu staff é, etc.

Esperado X encontrado

Isso explica porque, por exemplo, uma coisa que certamente te incomoda numa academia low cost: você foi lá e viu as pessoas esperando numa fila de 4 – 5 pessoas pra usar o equipamento e pensa em relação a sua academia: “como é possível eles aceitarem isso?” Acontece que a expectativa deles, o AINS na cabeça de quem se matriculou naquela academia previa isso, ele esperava que isso acontecesse. Portanto, não é um problema no acordo que está implícito na cabeça dele. Você precisa entender isso! A sua esquipe precisa entender e absorver a existência não escrita do AINS. Assim, quando toda sua empresa, todos os seus funcionários, todo seu staff entender isso e agir de acordo, tentando sempre atender essa expectativa implícita na cabeça dos clientes, o seu negócio vai crescer.

Você tem de se empenhar em conhecer essas expectativas

Obviamente, a forma de conhecer um pouco mais e não ter que adivinhar quais são essas expectativas dos seus clientes é através de pesquisas, através da gestão de experiência do cliente. Isso porque, do seu contrato escrito, o cliente jamais vai lembrar, agora, o contrato implícito na cabeça dele será, todos os dias, comparado com o nível de serviço que você oferece. 

Pense nisso!

PalpiTips

Seu Guia de Gestão e Inovação no Mercado de Fitness

Transforme a vida de mais clientes e ganhe mais dinheiro com isso.

Outros posts interessantes

Academias são ambientes hostis?

Academias são ambientes hostis?

Recentemente foi publicado no Instagram do Confef – Conselho Federal de Educação Física – um breve vídeo que abordava...