Web Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Logo Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Web Development

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

White Labeling

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

VIEW ALL SERVICES 

0

Discussion – 

0

Recentemente foi publicado no Instagram do Confef – Conselho Federal de Educação Física – um breve vídeo que abordava o Dia de Combate ao Sedentarismo, uma causa importantíssima na qual estamos todos – profissionais de EF, academias, estúdios, centros de lazer – engajados e que é algo que vai determinar a saúde geral do país nas próximas décadas.

Porém, na narração que acompanha o vídeo, há uma colocação que não faz muito sentido:

“Para alguns as academias, tatames, piscinas são ambientes hostis…”

Então vamos pensar sobre isso:

O QUE É HOSTILIDADE

No dicionário, Hostilidade é:

– qualidade do que é hostil;

– manifestação de rivalidade, de agressividade.

Creio que o termo “hostil” tenha sido usado sem muita reflexão no tal post, afinal para quais “alguns” uma academia é agressiva ou considerada como rival?

GYMTIMIDATION

Nos países de língua inglesa usa-se o termo GYMTIMIDATION para ilustrar a sensação de não pertencimento que as pessoas podem ter quando iniciam em determinada academia.

Uma sensação de Intimidação. Eu acho que Intimidação ainda é uma palavra inadequada, mas sem dúvida é melhor que Hostilidade. E como pessoa de marketing, eu também não perderia essa oportunidade de fazer o trocadilho com GYM e INTIMIDATION. As palavras se “encaixam” perfeitamente e quem criou o termo percebeu isso.

HOSTIL PARA QUEM, CARA PÁLIDA?

Eu fui uma vez treinar em uma academia low cost. Como todos sabem, as academias desse modelo são em geral bastante cheias.

Ao chegar na sala de musculação, imediatamente me dei conta de alguns pontos: a maioria esmagadora das pessoas ali eram muito mais jovens que eu, e praticamente todos os equipamentos tinham fila de espera para serem usados.

A lotação da sala provocava um ruído alto na sala, das pessoas falando, dos pesos sendo movimentados. Esse ruído me incomodava também.

Senti rapidamente que aquele ambiente não era para mim, senti-me DESLOCADO. Mas não intimidado e muito menos hostilizado.

E o que importa: aquele monte de pessoas que lá estavam não se sentiam assim. Estavam em seu habitat. E treinavam normalmente naquelas condições.

Resultado: não voltei ÀQUELA academia. Encontrei outra com um modelo diferente e desde 2015 treino feliz e frequentemente.

Você já foi a um restaurante onde a comida é boa, mas o ar condicionado é muito gelado? (para você), ou o pé-direito é muito alto e o local fica barulhento e você prefere comer com pouco ruído?

Isso torna os restaurantes HOSTIS? Ou faz AQUELE restaurante inadequado PARA VOCÊ?

Eu acho que se fosse inglês ia inventar o termo GYMDISLOCATION. Seria mais adequado, não acha? Mas não teria a “conveniência linguística” de gymtimidation.

OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO HOSTIS?

O Confef pisou na bola ao generalizar as academias. Existem inúmeros tipos, tamanhos, modelos de academias e que atendem de forma distinta diferentes grupos de pessoas.

O que pode tornar um negócio hostil são as pessoas que lá trabalham. E quem trabalha nas academias? Profissionais de Educação Física. Aqueles que a entidade Confef representa, segundo a lei. São eles que fazem as academias hostis? Ora ora hein?

As academias são os maiores empregadores de egressos das faculdades de Educação Física, superando qualquer outro segmento de negócio.

São as academias e os profissionais que lá trabalham, que ajudam a enfrentar o sedentarismo, não com palavras engajadas, mas com ações diárias.

Se um dia tivermos uma população que se movimente mais, que seja menos sedentária, certamente não será como resultado de algum decreto, mas sim da visão e do trabalho de empreendedores e profissionais que façam disso seu propósito, correndo os riscos que o Brasil apresenta em abundância para os negócios, e que simplesmente não existem para as entidades.

(se quiser ver, fiz um vídeo curto sobre isso no canal Mister Connect. AQUI)

PalpiTips

Seu Guia de Gestão e Inovação no Mercado de Fitness

Transforme a vida de mais clientes e ganhe mais dinheiro com isso.

Outros posts interessantes